Artigo

Temas

Compartilhe

Já falamos no nosso blog sobre os desafios que vêm com a quarta revolução industrial. Sabemos que, para acompanhar o mercado, devemos rever processos, especialmente os relacionados à comunicação. Essa intensa mudança é uma oportunidade para as empresas que estejam dispostas a revolucionar o modo de fazer dos seus produtos e também para aquelas que fornecerão insumos para a nova realidade. Nesse contexto, aumentar a produtividade não significa, necessariamente, produzir mais, mas garantir que tudo aquilo que for fabricado, esteja alinhado à necessidade do mercado. A consequência é a redução dos desperdícios e o aumento dos lucros. Atingir esse objetivo não é algo simples, nem rápido, porém imprescindível.

Os caminhos para aumentar a produtividade de forma sustentável

O primeiro passo para aumentar a produtividade e caminhar rumo à realidade da quarta revolução industrial é dar-se conta de que a forma com que a indústria funciona no Brasil, na maioria dos casos, não se encaixa nesse novo contexto. Para começar, ainda há pouco conhecimento sobre o tema. Segundo uma pesquisa da Siemens em parceria com a IDG Connect, 44% dos entrevistados acredita que a manufatura em suas empresas está “completamente digitalizada”. Isso seria uma boa notícia se não demonstrasse, na realidade, que existe uma falha de entendimento do conceito e um risco de acomodação. O que os empresários consideram satisfatório, na verdade é apenas o primeiro passo para uma integração total dos processos. A digitalização completa, quando de fato concretizada, une os processos de ponta a ponta, desde o design do produto até a chegada dele às mãos do consumidor.

É por isso que, se você quer avançar, precisa começar agora. Veja três passos fundamentais para essa mudança:

  1. Faça um levantamento

A palavra de ordem para aumentar a produtividade de forma sustentável é planejamento. Medidas emergenciais só são necessárias quando algo deu errado previamente. Por isso, observar a sua empresa de forma macroscópica e crítica ajudará a tomar as decisões certas que terão reflexo no futuro. Recomendamos que, para essa tarefa, você conte com ajuda especializada, de preferência de uma empresa que tenha experiência e esteja atenta aos desafios do setor que sua empresa atua. Nós da Certi, sempre que somos solicitados para consultorias sobre modernização de processos, observamos a empresa como um todo antes de propor qualquer solução. Cada negócio é um universo particular e precisa ser visto com a atenção devida.

  1. Invista em tecnologia

Após observadas todas particularidades da sua empresa é a hora de começar a investir. Não tenha medo, mas também não exagere. Como já mencionamos, aumentar a produtividade não deve significar apenas produzir cada vez mais, mas certificar-se que os seus produtos mantenham a mesma qualidade e tenham máxima aceitação no mercado. Se a nova tecnologia exigir adaptação de processos e funcionários é preciso ainda mais cautela. Caso seja necessário, não hesite em investir em treinamentos.

  1. Priorize o setor de P&D

Contar com novas tecnologias é bom, melhor ainda se a inovação foi desenvolvida internamente. Ter um setor de P&D bem estruturado, ajuda a melhorar processos, criar novos produtos e como consequência até aumentar a produtividade, mas vai além disso. Garante, também, acesso para vários investimentos e financiamentos que exigem que a empresa invista parte do lucro total no setor.

Seguindo essas orientações, sua empresa estará apta a enfrentar os desafios reservados para o futuro, poderá aumentar a produtividade e conquistar ainda mais cliente. A Certi está disponível para sanar dúvidas, prestar consultoria e realizar projetos inovadores em parceria. 

Diretor do Centro de Processos Produtivos

certi@certi.org.br

Artigos Relacionados

27 de setembro, 2017/ Processos

Por que o layout fabril faz a diferença no ambiente produtivo?

Já mostramos aqui no blog como pequenos detalhes podem fazer a diferença no resultado de uma linha de produção. Um exemplo é o monitoramento de processos em tempo real. Com ele é possível [...]

17 de agosto, 2017/ Ecossistemas de Inovação

Como projetos inovadores viram produtos rentáveis?

Ter uma ideia inovadora e capaz de revolucionar o mercado é o sonho de todos que apostam no empreendedorismo como projeto de vida. Nas universidades, observamos que a ousadia e a vontade de fazer a [...]

25 de julho, 2017/ Processos, Produtos e Sistemas

Captação de recursos para inovação tecnológica: como conseguir um financiamento?

Você viu no post sobre lei de informática que a isenção de impostos para empresas que decidem investir em pesquisa e desenvolvimento é um importante incentivo. Hoje veremos que a captação de [...]